OS LOGS DE ERRO DE PHP NO CPANEL

758

Já que o cPanel não oferece a seus usuários os registros de erros PHP dedicados, você terá de procurar de maneira manual os logs com todas as informações de erro para localizar os problemas ocasionados por scripts PHP no seu site.

O processo pode demorar, principalmente se os registros forem longos, mas pode ser acelerado se você procurar o nome específico do arquivo com a função de busca do browser. Os erros de HTML por exemplo, como o 404, ocorrem ao tentar acessar uma página ou arquivo em conjunto com scripts PHP ou CGI. Eles incluem um carimbo de tempo, endereço do IP do visitante e a descrição do erro [página não existente].

O software cPanel oferece algumas ferramentas que te permitem seguir os erros ocorridos em seu site. Ao realizar o login, identifique o botão Erro Log na seção Logs, aí então você poderá selecionar o domínio (ou subdomínio) desejado para visualizar os logs de erro. Você também poderá acessá-los através do cPanel pelo diretório /Usr /local /apache /logs /error_log.

Uma alternativa é acessar os logs de erro ao abrir uma aba em seu navegador e acessá-los pelo painel. Pode ser um pouco trabalhoso encontra-los pelo painel, por isso é indicado copiá-lo para um editor de texto. Isso também permitirá que você ative a função de busca e destaque as ocorrências mais relevantes.

O cPanel oferece aos usuários somente as últimas 300 ocorrências de erro, em ordem inversa. Portanto, o usuário deve verificar periodicamente os registros a fim de localizar os erros e corrigi-los o mais rapidamente.

Se teu site estiver hospedado em servidor Linux, você poderá criar o próprio script PHP para salvar os logs de erro. Para isso, crie um arquivo em branco em um editor de texto e salve como php- erros.log. Envie-o para a sua conta em uma pasta de erro e abra o arquivo htaccess na raiz do seu site. Por fim, adicione o seguinte código ao fim do arquivo:

# Iniciar – Log PHP Errorsphp_flag display_startup_errors offphp_flag display_errors offphp_flag html_errors offphp_flag log_errors onphp_value error_log /home /caminho /logs. /php- errors.log # Fim 

Agora, altere o caminho de error_log /home /caminho /logs /php- errors.log para o diretório do arquivo recém-criado. Está pronto! Depois de salvo, você poderá acessá-lo por meio do Gerenciador de Arquivos do cPanel ou cliente FTP.

Comentários