Como remover a mensagem de site não seguro após o SSL instalado?

420

É possível que após realizar a instalação do certificado SSL, ao acessar o domínio, o certificado apareça “quebrado” ou com uma mensagem de “Não seguro“.Nesse material, iremos mostrar:


O porquê isso ocorre

O motivo disso acontecer é uma situação chamada de Mixed Content (conteúdo misto), ou seja, quando o HTML inicial é carregado por uma conexão segura (https) ao mesmo tempo que recursos de imagens, vídeos, plugins, etc são carregados por uma conexão insegura (http).

Essa situação faz com que o navegador não possa garantir a segurança dos dados mesmo com o certificado instalado.


Como resolver

Será necessário identificar todos os links (recursos/elementos) do site que continuam com o protocolo http:// – após a instalação do certificado ssl – e substitui-los para https://.

Para validar e verificar a instalação utilize essa ferramenta ssl checker

Ao identificar o endereço dos links com http:// será necessário os ajustar para https:// na plataforma em que o site foi construído.

Por exemplo, caso utilize o WordPress vide

Após substituir os links, confira se a página do site esta como segura. No teclado, clique em F12 ena nova tela.

Para realizar o procedimento de substituir o http:// para https:// no link indicado como não seguro, é necessário o conhecimento na plataforma em que o site foi construído – visto que qualquer alteração incorreta poderá tornar o site desconfigurado.