Como limpar a partição /tmp 100% full cPanel

625

As vezes nos deparamos de tempos em tempos com o diretório /tmp cheio e em muitas vezes ele tem apenas um espaço de 500Mb na maioria dos servidores, uma solução para isto é estar aumentando o tamanho do /tmp editando o arquivo /scripts/securetmp para esta linha:

Codigo:

my $tmpdsksize = 512000; # Must be larger than 250000

Altere para 2Gb essa linha:

my $tmpdsksize = 2097152; # Must be larger than 250000

Salve o arquivo (:wq) e execute os comandos a seguir para redimensionar a partição /tmp:

umount -l /tmp
umount -l /var/tmp
rm -fv /usr/tmpDSK
/scripts/securetmp

Após esses procedimentos o seu /tmp estará com 2Gb de espaço. Porem esse procedimento não irá evitar de seu /tmp ficar em 100% apenas terá mais espaço para ele, demorando assim dele ficar cheio.

Existem alguns scripts que podem ajudar a limpar o /tmp por um cronjob, um exemplo é o tmpwatch, porem deve tomar cuidado com o tempo de execução deste script, você não pode coloca-lo para limpar a cada 15 minutos ou algo assim, pois pode quebrar a compilação pelo EasyApache por estar escrevendo arquivos no /tmp ao recompilar o Apache por exemplo.

Para instalar o tmpwatch pode excutar o seguinte comando:
yum install tmpwatch

Isto irá instalar o script, em seguida adicione a crontab-e (ou edite /var/spool/cron/root) o seguinte tipo de entrada:

0 * * * * /usr/sbin/tmpwatch --mtime --all 24 /tmp

Este, executa o tmpwatch no início de cada hora e limpa todos os arquivos que não foram acessados por 24 horas. Se você quizer limpar em menos de 24 horas, você pode alterá-lo para 1 hora. Ele não vai deixar você mudá-lo para menos que uma hora.

Comentários