Como corrigir o erro “O site a seguir contém programas prejudiciais”

28
wordpress-logo
wordpress-logo

Se você está vendo a mensagem do Google sobre vírus (“O site a seguir contém programas prejudiciais” ou “Site fraudulento“) , há uma boa chance de que o seu site tenha sido hackeado ou infestado com malware. A pior parte disso é que, mesmo se você corrigir este erro, essa mensagem em vermelho continuará aparecendo. Mas antes que você entre em completo desespero e chore, leia este tutorial que preparamos que vai te ajudar a resolver esse erro inconveniente.

Por que Você Recebe a Mensagem do Google sobre Vírus?

Antes de irmos para a parte séria do tutorial e resolver o problema, é importante entender a raiz do problema. Primeiramente, você precisa saber que podem existir outras variantes deste erro.

  • Você está prestes a acessar um site enganoso.
  • O site que você está querendo acessar foi marcado como “Pishing Site”, ou seja, pode estar tentando roubar informações.
  • O site que você quer acessar contém malware, portanto, você receberá a mensagem “O site a seguir contém malware”

Na grande maioria dos casos, receber esses erros significa que o site foi hackeado. O hack pode ser por um vírus simples ou algo muito mais sofisticado e perigoso. Além disso, um vírus pode estar sendo introduzido no site, que também pode ser espalhado para usuários que visitarem esse site.

O Google presta bastante atenção nesses tipos de sites, marcando eles como suspeitos e inseguros. Além dos sites hackeados, o Google também marca os sites que contém suspeita de malware ou tentativa de phishing.

Outra razão de você estar experimentando este erro é a baixa qualidade de propaganda do site. Essas propagandas podem conter códigos perigosos ou linkar para páginas e sites que contém vírus, prejudicando o sistema do usuário.

O Google te dá a opção de analisar o seu próprio site, para localizar esses códigos ou vírus em um lugar que, supostamente, era pra ser seguro, https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search?url=SEUSITE. mude “SEUSITE” ex: https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search?url=clubehost.com.br

Não vou entrar em detalhes mas para resolver isso precisa primeiramente mudar suas senha ,colocando senhas difíceis, contatar um webmaster ou atualizar seus scripts, ou ainda se usa wordpress tem algumas ferramentas que podem ajudar.

Como Arrumar a Mensagem do Google sobre Vírus no WordPress

Agora que sabemos a causa do erro, vamos arrumá-lo de uma vez por todas. De um modo geral, sempre devemos fazer o backup do site quando for fazer esse tipo de “conserto” dentro dele, caso alguma coisa dê errada, você não precisa se preocupar, pois fez o backup de todos os seus arquivos e dados. Caso não tenha feito, faça backup da sua conta no cpanel

Como foi dito acima, esse erro é causado por uma brecha de segurança no site. Por isso que, geralmente, mesmo que o malware seja removido ele volta. Isso acontece, pois os hackers descobriram uma maneira de entrar no que é chamado de “backdoor” do site. Na segurança de rede, backdoor refere-se a uma vulnerabilidade de segurança que os hackers podem explorar para contornar a segurança do seu site. Eles podem assumir a forma de uma senha roubada, com permissões de arquivos incorretas ou suspeitas e outras brechas.

Para começar, você precisa encontrar essa vulnerabilidade e removê-la o mais rápido possível. Depois que você se certificar de que o site está seguro novamente, você precisa apagar qualquer traço de malware que ainda pode estar dentro do site. Nós vamos ver dois métodos para checagem disso abaixo.

Passo 1 – Achando a causa da Mensagem do Google sobre Vírus

Opção 1 – Use o Sucuri para escanear seu site WordPress

Instale o plugin em seu wordpress https://br.wordpress.org/plugins/sucuri-scanner/

O site contém programas prejudiciais

Como remover malware ou qualquer outro vírus do site pode ser um pouco frustrante e cansativo, é recomendado usar ferramentas profissionais. Uma dessas opções é a ferramenta de segurança chamada Sucuri. Você pode utilizar o scanner gratuito para encontrar malware ou arquivos infectados dentro do seu site. Vamos utilizar o Sucuri em um site infectado como exemplo, e apontar quais arquivos estão corrompidos.

De acordo com o Sucuri, com isso podemos ver que o site foi infectado por malware. Nós também conseguimos enxergar arquivos infectados e até mesmo scripts maliciosos.

Opção 2 – Use o WordFence

O site contém programas prejudiciais

Outra opção para consertar o erro, é usar o plugin WordFence do WordPress. Esse plugin consegue escanear todo o seu site em busca de arquivos prejudiciais e até mesmo substituí-los por arquivos limpos. Para usar esse plugin, basta instalá-lo e ativá-lo. Após isso, selecione “scan” para que ele busque por arquivos infectados dentro do seu site.

Passo 2 – Enviar o site para uma “reconsideração”

A única coisa que falta agora é pedir ao Google que faça uma reavaliação do seu site. Você pode fazer isso adicionando o seu site na ferramenta do Google para webmasters:

1 – Primeiramente, visite o Google Search Console e logue com a sua conta do Google. Assim que logar, coloque o endereço do seu site e clique em “Adicione uma Propriedade”.

2 – O Google vai solicitar que você verifique as propriedade do seu site. Baixe o arquivo HTML no seu computador.

3 – Agora, envie o arquivo para a sua conta de hospedagem. O arquivo deverá ser enviado para o diretório raiz da hospedagem (na maioria dos casos é (public_html).

Ao adicionar o site, você poderá analisar a segurança do seu site e, posteriormente, pedir ao Google que o analise na seção “Problemas de Segurança”. Após a análise completa, o seu site finalmente ficará livre do erro “O site a seguir contém programas prejudiciais”.

Conclusão

Neste tutorial, nós vimos como consertar o erro “O site a seguir contém programas prejudiciais”. Vimos, que o motivo é por falha de segurança de alguns scripts e não erro do servidor, e também como consertar:

Seguindo esses passos, você vai conseguir se livrar deste erro de segurança chato que incomoda muita gente na Internet.

Além disso devemos ter as noções básicas de segurança na internet.